O projeto
O projeto Tesouros d'Obô está a implementar Sistemas Agroflorestais (SAFs) e Áreas Florestais de Gestão Comunitária em terras degradadas em S. Tomé e Príncipe e a desenvolver fileiras de Produtos Florestais Não-Lenhosos (PFNL) em Angola e S. Tomé e Príncipe para melhorar a geração de renda familiar e a segurança alimentar, contribuindo assim para a redução sustentável da pobreza.
Onde se está a desenvolver
A componente Agroflorestal está a ser implementada em 4 comunidades seleccionadas na Zona Tampão do Parque Natural de Obô de São Tomé: Abade, Plancas I, Praia das Conchas e Saudade.
A componente de Produtos Florestais Não Lenhosos (PFNL) está a ser desenvolvida nas 4 comunidades seleccionadas em São Tomé e Príncipe e em 4 províncias de Angola: Bengo, Benguela, Cuanza Sul e Huambo.
Como se está a desenvolver
O Tesouros d'Obô compreende 6 linhas de atuação principais:
1- Aumento da produção de alimentos através da reabilitação de terras não cultivadas / degradadas com implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e Áreas Florestais de Gestão Comunitária;
2- Pesquisa sistemática e o acompanhamento dos indicadores do solo;
3- Desenvolvimento de 3 novas fileiras de PFNL (plantas medicinais, aromáticas e cogumelos);
4- Instalação de 3 pequenas unidades de produção (STP) e 2 Laboratórios de Controlo da Qualidade (Angola e STP) para apoiar as linhas de produção de PFNLs;
5- Empoderamento das partes interessadas e capacitação;
6- Campanhas de sensibilização e visibilidade em ambos os países.